Casal Coordenador: Casal Vice-coordenador: |
|
FAMÍLIA: FONTE DE VIDA E CONSTRUTORA DA PAZ
As pessoas que cuidam de ovelhas nos
ensinam que elas, quando se desgarram, normalmente estão feridas ou
doentes. Também sofridas, machucadas pela vida, as pessoas ou famílias
numa situação semelhante, carecem sobretudo de misericórdia, de
compaixão e de acolhimento.Assim sendo, a Pastoral Familiar que está a serviço da Igreja, se organiza em três setores: “Pré-Matrimonial”, “Pós-Matrimonial” e “Casos Difíceis” – hoje traduzido por “Casos Especiais”.
O Guia da Implantação da Pastoral Familiar, da Comissão Família e Vida da CNBB, à luz da “Familiaris Consortio”, nos ensina que, neste setor (casos especiais), os cuidados pastorais se destinam especialmente: Às famílias que se encontram em circustâncias particulares: famílias de emigrantes, famílias só com o pai ou a mãe, famílias em que um dos cônjuges se ausenta do lar por um período mais ou menos longo, mães solteiras, famílias desenraizadas de seu contexto sociocultural, pessoas distanciadas da vida da comunidade eclesial, famílias ideologicamente divididas, famílias discriminadas por motivos sócio-políticos ou outras razões.
Matrimônios mistos: os celebrados entre católicos e outros cristãos ou não cristãos.
Situações irregulares: matrimônio à experiência, uniões livres de fato ou consensuais, católicos unidos somente por casamento civil, separados e divorciados sem segunda união, divorciados que contraíram nova união.
Os “sem-família”: Entende-se por sem família aqueles que não podem referir-se de modo algum ao que poderia ser definido em sentido próprio como uma família. Os menores abandonados, crianças de rua, pessoas que vivem em condições infra-humanas de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário